Auto Regulação
"Tato é saber expressar o que queremos dizer sem criar um inimigo."
- Isaac Newton
Auto Regulação
"Tato é saber expressar o que queremos dizer sem criar um inimigo."
- Isaac Newton
1. Isto inspira otimismo?
2. Isto inspira otimismo vindo de mim?
3. Isto inspira otimismo vindo de mim, agora?
O Fast Check Otimista é uma ferramenta de autorregulação emocional e comunicacional desenvolvida especificamente para contextos de liderança. O seu principal objetivo é promover uma pausa reflexiva que permita ao líder avaliar, de forma rápida e consciente, o impacto potencial da sua comunicação. Importa destacar a capacidade desta técnica para abranger tanto a comunicação verbal como a comunicação de natureza não-verbal, incluindo gestos, atitudes, expressões faciais e comportamentos.
A técnica baseia-se numa estrutura simples de três perguntas sequenciais, cuja resposta mental imediata (“Sim” ou “Não”) permite aferir se a mensagem, verbal ou não-verbal , que o líder está prestes a transmitir inspira otimismo de forma adequada:
1- Isto inspira otimismo?
2- Isto inspira otimismo vindo de mim?
3- Isto inspira otimismo vindo de mim, agora?
Estas perguntas funcionam como um mecanismo de verificação rápida e permitem ao líder tomar consciência do alinhamento (ou desalinhamento) entre a sua intenção e o impacto provável da sua comunicação naquele momento específico.
O Fast Check Otimista é uma estratégia que tem a virtude de avaliar o que se diz, como se diz, quando se diz e com que postura se diz. Ao considerar a globalidade da presença comunicacional do líder, palavras, tom de voz, contacto visual, gestos e linguagem corporal, esta técnica reforça a importância do otimismo enquanto força mobilizadora e emocionalmente inteligente na liderança.
Simples, eficaz e imediatamente aplicável, o Fast Check Otimista oferece, assim, um contributo valioso para a promoção de climas relacionais mais positivos, conscientes e inspiradores nas equipas.
Durante uma reuniã o João, líder da equipa, sente frustração porque a sua sugestão foi ignorada. Tem vontade de dizer:
“Vocês nunca ouvem o que eu digo.”
Não. Soa a crítica e pode gerar defensividade.
Não. O momento exige foco e colaboração.
Não. Como líder, devo modelar uma comunicação construtiva.
Reformulação mais otimista:
“Gostaria de retomar brevemente uma ideia que mencionei, pois penso que pode enriquecer esta discussão.”